quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Guimarães - Portugal

Apenas algumas fotos de Guimarães. Escolher as fotos para colocar no blog é muito interessante. Revivo os meus momentos. Lembro do dia, revivo a emoção daquele dia, e presto atenção na emoção de rever. Às vezes sorrio, às vezes choro. Uma saudade sempre se faz presente.

Chegamos em Guimarães num sábado pela manhã, vejam que céu lindo. Estava tendo uma feira Joanina, pessoas vestidas como no tempo medieval, pão com salsicha sendo feito na hora, entre outros atrativos. Para mim era tudo novidade.

Era preciso andar rápido para ver o máximo em pouco tempo. Meus amigos se esforçavam em me mostrar as belezas do país dele e eles sabiam que eu estava deslumbrada. Sabiam o quanto eu desejei estar ali. Coitados, andaram demais.

Horas eu brincava dizendo - até parece que estou na Europa. Horas eu não acreditava que estava em Portugal. Precisava registrar tudo, ruas, portas, janelas, trincos de porta, e em Guimarães achei uma loja com muitos trincos, puxadores, sinos de porta, a arquitetura dos prédios me fascinava. Muitas vezes rodopiava em 360º graus fotografando e andando, outras vezes andava de costas e fotografava para ver por outro ângulo, como se eu estivesse indo.

Me questionava se eu devia fotografar ou só olhar e sentir. Mas eu precisava registrar e sentir. Inúmeras vezes os olhos marejaram enquanto eu andava pelas ruas das diversas cidades.














10 comentários:

Osvaldo disse...

Paula;
Obrigado por me mostrares lugares que conheço bem e assim reviver momentos de felicidade vividos nesses lugares.
Guimarães é uma cidade bonita e agradável de se percorrer, com gente simpática e um lugar de história para Portugal.
bjs.
Osvaldo

José Gonçalves disse...

Olá Paula Barros,

Não sei porquê, mas parece que conheço estes cantos!!! rsrsrs

Pena que não tornes a ver alguns deles!!!!

O Largo do Toural, aquele magnífico chão de calçada à portuguesa, está sendo esventrado em favor de um progresso que lhe apagará a memória de tempos de Glória, substituido por lageados de granito, que nada têm a haver com o local e com a História!

É o custo do "Progresso"!

Aquele chafariz, evocando a Maria da Fonte, de fronte à Igreja de S. Pedro, refrescando a paisagem, será removido para nenhures, deixando um imenso largo de pedra, sem seus Jardins acolhedores, sem seus bancos de madeira onde os idosos e turistas fazem uma breve pausa.

Que saudade que terei desta Guimarães com Passado, com História!!!

Bom final de semana para além mar.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves

Luma Rosa disse...

Gosto muito de me sentar para ver fotografias e relembrar histórias. Penso também ser um exercício para a memória - História dentro da caixa de fotografia e que saem para dar um refresh em nossa cabeça.
Não conheço o lugar, mas deu para sentir a sua emoção andando pelas ruas!
Bom fim de semana! Beijus,

Paula Barros disse...

Obrigada por vocês estarem me acompanhando por aqui.

Josè Gonçalves fiquei triste de saber destas mudanças.

abraço

Anônimo disse...

Lindas imagens, Portugal é fantástica, os casarios, a arquitetura barroca das igrejas, as vezes penso, que não basta olhar e sentir, mas também se faz necessário registrar esse momento, que poderão ser vividos tão ou pouco nobremente quanto naquele dia, regastar emoções num momento de saudade do des_conhecido.
Abraços

Branca disse...

Guimarães é linda e o seu centro histórico está muito bem preservado.
Que bom rever pelos seus olhos.
Talvez breve vá por lá.
Para mim é tão perto!
Obrigada Paula por estes belos momentos.
Beijinhos
Branca

Uelton Gomes disse...

Olá Moça.

O céu estva lindo no nesse dia, estava azulzinho com pouca nuves.

Abraços

Luna disse...

Guimarães é muito lindo conheço bem, o meu filho morou aí uns anos
é bom recordar momentos em que fomos felizes
beijinhos

Anônimo disse...

Olá Paula, tudo bem? Boa tarde
Claro adorei a sua idéia de escrever um texto com o tema, também será um praer compartilhar a imagem aqui no seu espaço, estou esperando ansioso pelo texto com a imagem.
Abraço e bom sábado!

Unknown disse...

Paulinhamiga

Escrevo por alíneas. A saber:

A) - São das mais belas fotos que tenho visto do nosso Berço da Nacionalidade, que naturalmente também é vosso, pelo menos desde que o Cabral lançou ferro em Porto Seguro.

São sentidas, são comovidas, são comoventes, são empolgantes, são, sobretudo, reais e verdadeiras. Por isso mesmo, por tudo isso - parabéns!

B) O teu blogue é um espantooooo (cf. Jô Soares). Para além do grafismo, sóbrio mas perfeito, as restantes imagens do País luso têm também esse quê de contarem uma atenção transformada em Amor. Bem hajas

C) A tua gente é linda. Adoro crianças, sou um «ancião» louco pelos meus netos, assim como o fui pelos meus filhos. Da minha mulher, Raquel, que é goesa, tenho um medo terrível... Estou a brincar, hahahahaha Somos muito felizes, quase ao fim de 47 anos de casados (1963/12/26), fora os ameaços...

D) Peço-te desculpa deste comentário quase tão comprido e chato como a espada do D. Afonso Henriques. Mas, um sujeito entusiasma-se e...

E) Finalmente. Aguardo por ti lá no meu covil; pelos teus comentários e pela tua perseguição. Não é pedir muito...

Qjs = queijinhos = beijinhos para tu (?) e para a filhota
& também abs aos homis